Exames



Ressonância

A Ressonância Magnética é um exame de diagnóstico por imagem que não utiliza radiação, mas sim campo magnético. Retrata imagens de alta definição dos órgãos, verificando se há alguma anormalidade nos tecidos.

Um método moderno, seguro e indolor, com duração de 25 a 45 minutos.

Detecta alterações especificas na estrutura das articulações e ossos, órgãos abdominais, coração e aorta, discos intervertebrais, medula óssea e cérebro.

O paciente deita em uma mesa que desliza para o interior do aparelho e dever permanecer imóvel. Ficará com uma campainha, caso precise chamar alguém da equipe.

Durante o exame é possível ouvir sons em intervalos regulares, que são sinais das imagens sendo captadas. Devido aos ruídos, será oferecido ao paciente protetores de ouvido ou um fone que lhe permite escutas suas musicas preferidas.

Em alguns exames será utilizado o contraste, um tipo de liquido que acentua as imagens dos órgãos/vãos e é naturalmente eliminado na urina,

O paciente deve estar vestindo roupas confortáveis, sem zíperes ou botões metálicos. Caso contrario, a clínica disponibiliza um avental para realização do exame.

Deve retirar qualquer tipo de objeto metálico, metálico, desde cartões magnéticos, aparelho odontológico e até mesmo maquiagem. É fundamental informar ao médico ou técnico se utiliza marcapasso cardíaco, grampo de aneurisma, pino ou qualquer outro metal em seu corpo que poderá interferir no exame. É necessário estar em jejum por cerca de 2 horas antes. Não é preciso interromper os medicamentos que por ventura o paciente já esteja utilizando.


Segunda a sexta 07:00 às 21:00
Obs.: Consulte para exames sábados e domingos.


Agende seu exame

Tomografia

Trata-se de um aparelho de raios x que gira ao redor da área a ser analisada, tirando radiografias internas que serão convertidas por um computador em imagens muito precisas.

A Tomografia Computadorizada Mult Slice é um dois métodos mais confiáveis de exames atualmente. A Tomografia Computadorizada Mult Slice torna possível retratar as partes do corpo em três dimensões e deste modo certas áreas que estão superdotadas podem ser examinadas. O método é rápido, simples e totalmente indolor. Tem a duração aproximada de 5 a 30 minutos, dependendo da parte do corpo a ser estudada.

Ao contrário da maioria dos exames de raios x, a Tomografia Computadorizada Mult Slice pode detectar as menores alterações em tecidos, mesmo precocemente. Isto simplifica o tratamento a melhora as chances de recuperação.

O Paciente deita em uma vez que suavemente desliza por uma abertura do aparelho e registrando as imagens internas do corpo. As pessoas examinada deve ficar imóvel e seguir as instruções da equipe, que estará sempre em contato visual e auditivo com o paciente.

Existem casos em que é necessária a utilização de contraste na veia para acentuar as imagens de órgãos e/ou vasos. O paciente poderá sentir certo desconforto nestes momentos, como calor e gosto amargo na boca, mas o sintoma desaparece logo.

O paciente deve vestir roupa confortável e sem metais (zíper, botões metálicos) caso contrario, deverá colocar o avental disponibilizado pela clínica. Deverá estar em jejum de aproximadamente 4 horas não sendo necessário interromper as medicações que por ventura esteja tomando, exceto em casos especiais (você será informado quando marcar o exame). É fundamental informar a equipe sobre possíveis alergias ou gravidez.


Segunda a Sexta 07:30 às 12:00 / 13:00 às 18:00


Agende seu exame

Mamografia Digital

É uma recente tecnologia que agrega recursos de computação e de manipulação de imagens para obter maior precisão e detalhamento das imagens.

A Clínica São Lucas foi a pioneira deste método na região, utilizando o equipamento mais moderno e avançado do mercado mundial.

É utilizado de forma preventiva para o câncer de mama, através de exames anuais, e como método de diagnostico quando a paciente suspeita à existência de alguma anomalia. O objetivo da mamografia é detectar o câncer enquanto ainda não é palpável em um exame médico ou autoexame, aumentando as chances de uma detecção precoce. A mamografia diagnostica pode mostrar se a anomalia tem maior probabilidade de ser benigna (não cancerosa) ou se possui características suspeitas de malignidade (câncer).

No exame, a mama é comprimida rapidamente e seu achatamento possibilita a uniformização dos tecidos, mantendo a mama imóvel e reduzindo a exposição aos raios x. O técnico se certificará que a mama está posicionada corretamente sobre a chapa e que nada pode bloquear os raios x (por exemplo, joias, ombro ou a mama oposta). Durante a exposição á radiação, a paciente dever permanecer absolutamente imóvel e prender a respiração para evitar qualquer movimento.

A compressão da mama pode causar algum desconforto, mas por pouco tempo. A paciente sente uma compressão, mas não uma dor significativa. Se sentir dor, é necessário informar ao técnico.

Recomenda-se que a mamografia seja marcada entra o 5° e o 10° dia do ciclo menstrual, contando a partir do primeiro dia da menstruação, pois as mama ficam menos doloridas nesse intervalo. Caso o médico tenha indicado um período especifico para a realização do exame é necessário seguir sua recomendação.

Antes do exame a paciente não deve usar talco, desodorante ou creme nas mamas e na região das axilas. Este exame não deve ser realizado em gestantes.


Segunda a Sexta 08:00 às 12:00 / 13:30 às 18:00


Agende seu exame

Densitometria

A Densitometria Óssea é o método para se medir a densidade mineral óssea.

Com baixa exposição á radiação, os aparelhos conseguem aliar rapidez e precisão na execução dos exames. O exame leva aproximadamente 15 minutos e é o único método reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que permite o diagnóstico de osteoporose.

Para quem já possui osteoporose, é recomendado que se repita anualmente a densitometria óssea para que o médico acompanhe a evolução da doença.

A Densitometria Óssea é própria para medir a massa de específicos ossos, assim como do corpo inteiro, quantificando a perda óssea e o risco de fraturas. Assim sendo, o exame proporciona o diagnóstico do grau de osteoporose e auxilia no controle da doença. Pode até detectar baixa densidade óssea antes que ocorra uma fatura.

A Densitometria Óssea é feita por um aparelho especial que utiliza raios x para media a densidade mineral óssea. O paciente deita na mesa de exame com as pernas esticadas e deve permanecer imóvel durante a realização do mesmo. É importante seguir as recomendações da equipe técnica que realizará o exame.

Para realizar a densitometria óssea é necessário que o paciente suspenda qualquer medicação com cálcio até 24 horas antes do exame.

É importante não vestir roupas de baixo como acessórios de metal e evitar botões, fechos e fivelas de metal.

Não realizar exames radiológicos com uso de contraste ou qualquer tipo de exame nuclear nos quatro dias que antecedem a densitometria.

Gestantes não devem realizar este tipo de exame.


Segunda a Sexta 08:00 às 12:00 / 13:30 às 18:00


Agende seu exame

Ultrassom

O Ultrassom ou Ecografia é uma técnica utilizada para visualizar imagens dos órgãos internos, músculos, tecidos, rede vascular e fluxo sanguíneo. Através do transdutor são transmitidas ondas sonoras até a área a ser examinada, que reflete essas ondas. O sistema de ultrassonografia converte as ondas refletidas em imagens em tempo real, por vezes em movimento. A duração do exame pode varia de 10 a 60 minutos, dependendo do tipo e do número de órgãos a serem estudados.

Para diagnóstico e acompanhamento de doenças dos mais variados órgãos e sistemas. É usado para exames do abdômen em geral, clínica médica, ginecologia, obstétrica e urologia. O exame avalia músculos, tendões, tiroide, testículos, mamas e sistema vascular, como artérias, veias, varizes e coração (ecocardiografia). Pode ser feito tanto em adultos quanto em crianças, além de ser realizado por gestantes. Ajuda também em procedimentos como biópsias e punções guiadas por Ultrassom.

Aplica-se um gelo no local a ser examinado, facilitando o contato do transdutor do aparelho com a pele do paciente. Este transdutor emite ondas necessárias para realização do exame e visualização das imagens.

Alguns exames devem ser realizados em jejum de 12h. Os exames do abdômen total, pélvico, pélvico transvaginal, aparelho urinário e de próstatas são feitos com bexiga cheia. Para realizar estes exames é necessário estar com bastante vontade de urinar. Não é aconselhável ingerir bebidas com gás, pois estas prejudicam os exames.

Em casos especiais, como próstata, transrenal e biópsia de próstata, siga as orientações passadas ao marca o seu exame ou procedimento.


Segunda a Sexta 08:00 às 12:00 / 13:30 às 18:00


Agende seu exame

Raio-X

Utiliza de emissão de radiação para criação de imagem para fins diagnósticos.


Agende seu exame